O Ramadan Tent Project e o Museu V&A apresentam o Pavilhão do Ramadã 2023, uma instalação arquitetônica inspirada no mês sagrado do Ramadã, que vai de 22 de março a 21 de abril deste ano. O pavilhão foi concebido pelo arquiteto Shahed Saleem e estará aberto ao público no Exhibition Road Courtyard do V&A South Kensington até 1 de maio de 2023. Como parte do festival anual, o pavilhão é acompanhado por uma série de eventos, performances e workshops com curadoria do Ramadan Tent Project.
O projeto de Saleem para o Pavilhão do Ramadã é uma resposta à primeira mesquita construída no Reino Unido pelo arquiteto Sir William Chambers no século XVIII. A instalação tenta desconstruir e abstrair a mesquita do século XXI, aludindo ao impacto exótico da primeira mesquita na comunidade europeia. O projeto inspira-se também na coleção de gravuras de mesquitas e arquitetura islâmica da V&A. O pavilhão com cores vivas mostra uma mesquita moderna, explorando a história dinâmica e a evolução deste símbolo arquitetônico na Grã-Bretanha. Além disso, o pavilhão brinca com temas de culto, pertencimento e identidade.
Quanto mais eu olhava para as mesquitas em todo o país, mais via edifícios que desafiavam todas as noções de convenção e gosto, geralmente autoprojetados e construídos por comunidades altamente marginalizadas e economicamente carentes. Nisto, vi uma grande resiliência, determinação e inventividade. Essas comunidades estavam criando novos significados arquitetônicos a partir de sua própria experiência vivida e de acordo com suas próprias regras. Em meu trabalho exploro este vocabulário formal através de esboços e maquetes experimentais, que agora se concretizaram no Pavilhão do Ramadã, que incorpora anos de observação e exploração.
-- Shahed Saleem, arquiteto do Pavilhão do Ramadã.
A Arquitetura Islâmica há muito tempo é reconhecida como uma tipologia significativa e influente no ambiente construído. A arquitetura de mesquitas tem um significado cultural específico em qualquer país com habitantes muçulmanos. No ano passado, o Kuwait realizou a 3ª conferência internacional sobre arquitetura de mesquitas, encorajando uma reimaginação dos edifícios religiosos para um contexto mais contemporâneo e transcultural. Outras tipologias da arquitetura islâmica também foram significativamente exploradas e desconstruídas. Em Brighton, os arquitetos sírios Marwa Al-Sabouni e Ghassan Jansiz trouxeram o tradicional Riwaq ao festival anual de Brighton.